terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rio Sena - Paris



O tradicional passeio de barco no Rio Sena, em Paris, é um dos momentos mais marcantes de uma viagem à França. Por incrível que pareça, muitos turistas que viajam até lá e não fazem esse passeio — às vezes por mera distração ou esquecimento, ou porque, em excursão, o pacote comete o pecado de não incluir isso. Essas pessoas, então, limitam-se a andar às margens do Sena ou a vê-lo pelo alto, geralmente de cima da Torre Eiffel. Ir à França e não passear pelo Sena é como ir a Roma e não entrar no Coliseu.


Nos barcos, os melhores assentos são os da parte superior e em área descoberta. A visão é ampla, confortável. Dá para apreciar tranquilamente o cenário e fotografar à vontade.


Os barcos percorrem em ritmo tranquilo. Passam por locais famosos de Paris, como a Catedral de Notre-Dame. Enquanto isso, alto-falantes anunciam os lugares. É interessante prestar atenção, principalmente porque o som não costuma ser muito claro (parece som de igreja).



Barcos descobertos são fantásticos, mas exigem dois cuidados especiais — e óbvios. Evite o passeio em dias chuvosos. E, com ou sem chuva, se não for verão, prepare-se para o forte vento frio. Sem roupa adequada, você pode perder o prazer do passeio. Vi turistas encolhidos, mal olhando para os lados.


Há vários passeios por dia. Se você viajar por pacote turístico fechado, provavelmente terá esse passeio no Sena — com hora determinada. Fica difícil exigir o momento do passeio; dependerá de sorte. Se estiver por conta própria, escolha à vontade. Mas aqui vai uma dica esperta: um passeio que comece no finalzinho da tarde. Assim, boa parte do trajeto será à luz do dia; depois, a noite caindo, você verá as luzes surgirem aos poucos, inclusive as luzes da Torre Eiffel. É um espetáculo à parte.


O cair da noite depende da época do ano. No verão europeu, em países como França, Itália, Espanha e Portugal é comum termos claridade às 9h30 da noite. Você verá isso daqui a pouco em uma foto. Primavera e outono também estendem um pouco a luz do dia.




Procure não chegar com atraso, assim você escolhe os melhores lugares. Mas as pessoas podem se levantar, andar, buscar vistas melhores para apreciar e fotografar.



3 comentários: